mais que um acervo, uma comunidade de decolonialidade
QUEM SOMOS
O Girô é um acervo virtual de práticas de aprendizagem decoloniais e antirracistas desenvolvido no Hackathon da GiraLab, um projeto do Intermuseus.
Assim, o Girô nasce da vontade de 5 pessoas em possibilitar um espaço para reflexão e trocas de aprendizagem decoloniais através das artes, e isso, de forma a reunir e disseminar materiais e atividades que estimulem futuras discussões.
O QUE FAZEMOS
O Girô se divide em dois espaços virtuais: nosso site e nossa comunidade no Discord. O site entra como o espaço centralizador do nosso acervo com atividades antirracistas e decoloniais, produzidos tanto por nós do Girô, quanto por qualquer interessade, e isso de forma a incentivar possíveis debates. Com o debate e reflexão ativados, apresentamos nossa comunidade no Discord que é o espaço possibilitador de trocas e do desenvolvimento das ações propostas nas atividades.
COMO NOS COMUNICAMOS
A partir de uma curadoria do acervo artístico decolonial, buscamos com nossas atividades, apoiar educadores e entusiastas da decolonialidade e do antirracismo. Assim, nosso público-alvo terá acesso às experiências de aprendizagem decoloniais, através de atividades que protagonizem artistas negros e/ou dissidentes. E posterior à esse 1° contato com as atividades, os interessados podem trocar suas experiências e perspectivas junto da nossa comunidade digital no Discord.