Grupo de Referência
Para um projeto como esse, é indispensável sustentar o espaço de crítica e escuta de múltiplas perspectivas de profissionais negras e negros que tenham trajetória de luta, pesquisa e atuação educativa e política nos movimentos antirracistas. Essas são as atribuições do Grupo de Referência, que será mediado por Ednéia Gonçalves e formado pelos seguintes integrantes.
Ana Lúcia Silva Souza
Professora associada da UFBA, tem estudos e projetos na área de lingüística aplicada, com ênfase em ensino de língua materna, formação de professoras, estudos dos letramentos, ações afirmativas, Lei 10.639/03, cultura hip hop e relações raciais. É autora, entre outras publicações, da obra “Letramentos de reexistência – poesia, grafite, música, dança – hip-hop” (Editora Parábola, 2011).
Jaqueline Santos
Doutora em antropologia social pela UNICAMP, mestre em ciências sociais/antropologia pela UNESP, é pesquisadora dos temas juventude, educação, políticas sociais, gênero, relações étnico-raciais, diáspora negra, pós-colonialismo, cultura Hip Hop e PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Assessora vários institutos, fundações e organismos internacionais para promoção da educação antirracista, da equidade de raça e gênero.
Nego Júnior
Design, fotógrafo e produtor artístico e audiovisual. Formado em Design Digital pela Universidade de Santo Amaro, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e é pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura da USP. É fundador e participa de diversos coletivos e projetos sociais e culturais.
Neon Cunha
Publicitária, diretora de arte, e funcionária pública. Ativista independente, tem como pauta principal a racialidade interseccionalizada com a transgeneridade como construção de não humanidade. Membra conselheira da Comissão de Política Criminal e Penitenciária e Comissão da Diversidade Sexual da OAB São Paulo.
EQUIPE DE FORMAÇÃO DOCENTE
Ednéia Gonçalves
Socióloga e educadora. Atua como formadora de gestoras e professoras em organismos internacionais e redes públicas e privadas em diferentes Estados brasileiros na área de educação e relações raciais. Coordenou projetos de cooperação técnica internacional em diferentes países do continente africano. Desenvolveu conteúdos para MASP, SESC, Itaú Cultural e UNIFESP. É autora do prefácio do livro “Ensinando Comunidade – Pedagogia da Esperança” de bell hooks (2021) e de artigos na área de direitos humanos, equidade, relações étnico-raciais e educação de jovens e adultos.
Marcia Padilha
Mestre em história social pela USP. Desenvolve formações, consultorias, desenho e avaliação de projetos em educação, com foco em tecnologias e cultura digital, criatividade, autoria e co-criação de processos orgânicos e sustentáveis de inovação para melhoria da qualidade educativa.
Bianca Ramos
Arquiteta e gestora de projetos. Colaborou com a Associação Cidade Escola Aprendiz e o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. É Diretora do MAIS – Movimento de Ação Inovação Social, fundadora e colaboradora do eLABorando – laboratório de estudo, pesquisa e produção na área de educação, tecnologia e cultura inclusiva, uma das conselheiras do Programa ACESSE – Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI, e pesquisadora da ENSP/FIOCRUZ.
Professor convidado (edição 2022)
Paulo César Garcez Marins
Mestre em antropologia social pela Universidade de São Paulo, especializou-se na atuação junto a organizações da sociedade civil, como ONGs e centros de pesquisa, organizações de investimento social privado, em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento social, tais como direitos humanos, educação, novas tecnologias, meio ambiente, desenvolvimento local sustentável e economia criativa. Diretora executiva do Intermuseus.
EQUIPE DE COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO
Aline Fátima
Pesquisadora, produtora cultural, realizadora audiovisual e arte-educadora. Formada em Letras pela USP, trabalha com educação popular desde 2005. Tem atuado com letramento digital e produção audiovisual junto às juventudes, infâncias e idosidades periféricas. Tem especialização em Educação em Direitos Humanos (UFABC) e em Arte-Educação (ECA-USP). Mestranda do Programa de Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH-USP) e graduanda em Pedagogia pelo IFSP.
Andréa Buoro
Mestre em antropologia social pela Universidade de São Paulo, especializou-se na atuação junto a organizações da sociedade civil, em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento social, tais como direitos humanos, educação, novas tecnologias, meio ambiente, desenvolvimento local sustentável e economia criativa. É atual diretora executiva do Intermuseus.
Fabi Silva
Mineira fazendo arte em São Paulo. Pesquisadora, dançarina, arte educadora, e articuladora cultural. Graduada em Pedagogia pela PUC-SP; Mestranda em Humanidades, direitos e outras legitimidades pela USP. É articuladora de equipe e processos artísticos pedagógicos no Programa Vocacional da SMC de São Paulo.
Joana Tuttoilmondo
Antropóloga, pesquisadora, consultora e coordenadora de projetos de arte, cultura e educação. Doutora em História da Arte pela FAU-USP, atualmente vem especializando-se em facilitação de processos e metodologias para desenvolvimento de equipes e organizações culturais. Atua com desenvolvimento de conteúdo para exposições, publicações, projetos educativos e ações de formação. Associada do Intermuseus.
Edição de vídeo
Ronaldo Miranda
Podcast
Estúdio Zut
Identidade visual
Dínamo Design
Web
NewGosling
COMITÊ ORGANIZADOR
Andréa Buoro
Bianca Ramos
Ednéia Gonçalves
Fabiana Silva
Joana Tuttoilmondo
Márcia Padilha
REALIZAÇÃO: INTERMUSEUS
O Intermuseus é uma associação civil sem fins lucrativos (OSCIP) que acredita que as organizações e iniciativas culturais têm um papel estratégico no enfrentamento dos desafios da sociedade contemporânea, na construção de uma cultura participativa cívica-cidadã e de um desenvolvimento social ético e sustentável. Nosso propósito é a transformação social estimulada pelo impacto positivo da cultura e suas experimentações.
O Intermuseus busca transversalizar a experiência e as práticas aprendidas no ambiente museológico para outros campos do conhecimento e da ação social. Idealizamos, motivamos e desenvolvemos ações alicerçadas na cultura e suas conexões com o patrimônio museológico, artístico e socioambiental.
O projeto Giralab é uma realização do Intermuseus por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.