MAPEAMENTO DE REFERÊNCIAS CULTURAIS EM CIDADE TIRADENTES
Em novembro de 2024, o projeto GiraLab realizou um mapeamento de referências culturais e de memória em Cidade Tiradentes, de forma participativa com agentes culturais atuantes no território.
O processo partiu de um levantamento de pessoas, práticas e espaços culturais, possibilitado pelos conhecimentos de uma dupla de educadoras pesquisadoras com experiência profissional e vivência na região. Começando por elas, Aline e Fabiana, foram se ramificando outros nomes, de agentes culturais de várias gerações, com diferentes atuações e experiências de vida em Cidade Tiradentes. Este grupo, formado por doze pessoas, participou de oficinas de criação coletiva para elaborar um mapa de referências culturais, afetivas e de histórias de resistência do bairro, levantando manifestações e expressões em localizações de pontos no território. O mapa gerado nas oficinas constitui a base de um trabalho que o GiraLab planeja realizar em 2025 junto a educadores de escolas públicas da região, dando sequência a encontros de discussões de práticas educativas sob a perspectiva antirracista e decolonial que foram iniciados em 2024.
Acesse o mapeamento clicando na imagem abaixo.
Agradecemos às instituições e pessoas com as quais o projeto teve oportunidade de colaborar em 2024: DRE Guaianases, CDCM Casa Cidinha Kopcak, CDCM Casa Viviane dos Santos, EMEF Senador Luís Carlos Prestes, Vocacional, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.
Áudio-Rolê
Nas oficinas, o grupo foi convidado a compor relatos, narrativas e comentários orais, gravados em áudio, a partir das investigações, reflexões e relações de cada uma e cada um com os pontos mapeados. Os áudios buscam revelar, de forma íntima, numa conversa ao pé do ouvido, os múltiplos fazeres culturais e o entrelaçamento entre as histórias individuais e as histórias coletivas, valorizando lutas, memórias e práticas que conectam os moradores ao espaço urbano.
Os áudios podem ser escutados na publicação digital acessível em breve.
Como desdobramento, o projeto GiraLab pretende difundir este material para utilização em futuras práticas e atividades educativas nas escolas da região de Cidade Tiradentes e Guaianases. Além disso, o processo das oficinas gerou uma base de pesquisa para futuro roteiro de uma experiência de áudio rolê em um circuito a ser percorrido presencialmente pelos pontos mapeados.
Participantes
Agentes culturais
Anderson Lucas Rodrigues Almeida
Bia Sankofa
Call – Claudio Gomes de Souza
Cláudia Canto
François Augusto Dos Reis
Kika Silva
Lilian Sankofa
Link Museu
Oubi Inaê Kibuko
Marcelo de Oliveira Martins
Nina Barbosa
Pedro Gilvan da Silva Oliveira
Articulação com o território e produção
Aline Fátima
Fabi Silva
Condução das oficinas
Adriana Macul
Mariana Vaz
Edição de áudio
Bruno Freire Castro
Acessibilidade
Ponte Acessibilidade
Coordenação do projeto
Joana Tuttoilmondo